Mato Grosso, Sexta, 20 de Setembro de 2019
Saude | segundo ano consecutivo
Terça, 10 de Setembro de 2019
Saúde Bucal de Sorriso é classificada em 1º Lugar na etapa Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019
Fotografia:Divulgação

O departamento de saúde bucal da secretária de Saúde e Saneamento, foi classificado, novamente neste ano, em primeiro lugar na fase Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. O resultado da classificação saiu no final da tarde da última sexta-feira (06), após a Comissão de Avaliação do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) finalizar a análise. No total, 18 municípios mato-grossenses participaram.

 

Assim como em 2018, agora os primeiros colocados em cada grupo populacional na fase estadual seguem para a fase nacional, onde concorreram ao prêmio nacional CFO.

 

“A Comissão do CRO-MT parabeniza todos os municípios participantes que se dedicaram na elaboração dos documentos e demonstraram o entendimento da importância das políticas de saúde bucal na qualidade de vida da população”, afirmou o secretário do CRO-MT, José de Figueiredo.

 

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso também destaca como ponto positivo no prêmio deste ano o aumento no número de inscritos.

 

Conforme a Comissão de Avaliação, houve um crescimento de 125%, passando de 8 para 18 municípios inscritos. “Isso se deve, também, a uma gestão cada vez mais focada em mostrar a importância da Saúde Bucal e de como prêmios dessa magnitude ampliam o reconhecimento da classe. Estamos muito contentes com esta primeira fase da premiação”, disse o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

 

“Esse reconhecimento feito pela entidade que tem grande respeito e seriedade comprova que estamos no caminho certo e que a população de Sorriso está muito bem assistida com a rede e profissionais comprometidos. Aqui a saúde pública é, de fato, prioridade", declarou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

 

A premiação

A primeira colocação das categorias na etapa nacional receberá uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

 

Neste ano, nove categorias concorrem ao Prêmio: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

 

Confira o resultado da Fase Estadual por grupo populacional:

Até 20 mil habitantes:

1º Juscimeira

2º Alto Boa Vista

3º Dom Aquino

4º Nova Ubiratã

5º Alto Garças

6º Santa Rita do Trivelato

7º Nortelândia

8º Novo Santo Antônio

 

Entre 20.001 e 50 mil habitantes:

1º Alta Floresta

2º Lucas do Rio Verde

3º Água Boa

4º Vila Rica

 

Entre 50.001 e 100 mil habitantes:

1º Sorriso

2º Primavera do Leste

 

Entre 100.001 e 500 mil habitantes:

1º Sinop

2º Rondonópolis

3º Várzea Grande

 

 *Rondonópolis e Várzea Grande obtiveram a mesma pontuação, mas no critério de desempate (conforme Resolução CFO-205/2019), Rondonópolis atingiu uma maior pontuação.

 

Acima de 500 mil habitantes:

1º Cuiabá

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Adriano Carneiro
FOTOS DA NOTÍCIA