Mato Grosso, Segunda, 30 de Março de 2020
Saude | 29 isolamentos sociais
Quarta, 25 de Março de 2020
Nova Ubiratã registra primeiro caso suspeito de coronavírus; paciente segue em observação
Fotografia:Divulgação

A Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã informou, nesta quarta-feira (25), que iniciou os procedimentos para investigar o primeiro caso suspeito de coronavírus no município.

 

Trata-se de uma mulher de 30 anos que chegou ao município em 15 de março (domingo). Desde então, ela permaneceu em isolamento social e era acompanhada diariamente por profissionais da saúde.

 

Nesta manhã, os sintomas da paciente evoluíram e ela foi encaminhada para o Centro Municipal de Saúde onde permanece em observação.

 

Antes de desembarcar na cidade a mulher visitou os estados do Acre e São Paulo, este último considerado área de risco em virtude do número de casos confirmados da doença.

 

O material da paciente foi enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas ao COVID-19.

 

Seguindo o protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município notificou o Estado e inseriu os dados da paciente no sistema de controle da doença.

 

“O que estava ao nosso alcance foi feito. Agora resta aguardar o resultado do exame e a melhora do quadro clinico da paciente”, disse o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

 

O gestor ainda enalteceu o trabalho preventivo desenvolvido pelos profissionais da pasta. Na avaliação dele, o tempo de resposta da equipe foi fundamental para evitar o possível contágio de outras pessoas.

 

“Assim que foi informada da vinda da paciente a equipe deu iniciou a um rigoroso acompanhamento. Nesse Período, os profissionais fizeram orientações técnicas além do monitoramento dos sintomas, sendo essas medidas essenciais para garantir um atendimento rápido e seguro”, conclui.

 

Isolamento social

Conforme boletim emitido pela secretaria de Saúde, 29 pessoas são mantidas em isolamento domiciliar em Nova Ubiratã.

 

Parte desses pacientes retornou recentemente de viagens interestaduais e, pelo menos, dois deles estiveram no exterior.

 

Dados estaduais

Até o momento a Secretaria de Estado de Saúde notificou sete casos confirmados e outros 326 suspeitos em Mato Grosso.

 

Os casos confirmados do COVID-19 são em Cuiabá (6), Várzea Grande (2) e Nova Monte Verde (1). Já as ocorrências que levantam a suspeita do vírus  estão em Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Nova Ubiratã (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

 

Fonte:Redação/Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA