Mato Grosso, Domingo, 16 de Março de 2025
Meio-ambiente | INCÊNDIOS FOLERESTAIS
Sexta, 28 de Fevereiro de 2025
Governo Lula inclui Mato Grosso em decreto de emergência ambiental
Fotografia:Mayke Toscano/Secom-MT

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), incluiu o Estado de Mato Grosso na Portaria que declara emergência ambiental em áreas vulneráveis a incêndios florestais, com base em dados científicos sobre os períodos críticos de seca em diferentes regiões do país.  

 

Entre as regiões apontadas pelo decreto do governo federal, estão as mesorregiões centro-sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso, que estarão em estado de emergência de 1º de março a 31 de dezembro de 2025.   Assim como a mesorregião nordeste do Estado, que entra em emergência ambiental entre de abril a dezembro de 2025. Já o norte de Mato Grosso, ficará entre abril e novembro deste ano.    

 

A decisão permitirá a contratação emergencial de brigadistas e a implementação de ações preventivas para minimizar os impactos das queimadas.

 

“Com essas informações, os agentes públicos estarão preparados para adotar as ações necessárias em resposta ao risco identificado. Este é o resultado de um extenso trabalho baseado em ciência e planejamento estratégico para enfrentar as emergências climáticas”, destacou Marina Silva, após o anúncio do decreto que foi publicado nesta sexta-feira (28).    

 

Entre as medidas já antecipadas, destaca-se a contratação do maior contingente de brigadistas da história. No total, serão 4.608 profissionais organizados em 231 brigadas florestais federais. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF).

 

 

 

 

Fonte:Redação/Assessoria
FOTOS DA NOTÍCIA