Mato Grosso, Terça, 19 de Março de 2019
Geral | 'Força que vem do céu'
Quarta, 13 de Março de 2019
Ciopaer e prefeitura lançam projeto social voltado para estudantes de Nova Ubiratã
Fotografia:Divulgação

Nova Ubiratã passou a integrar a lista de municípios contempladas pelo projeto social “Águias do Amanhã". Desenvolvido pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), com apoio da Administração Municipal, a iniciativa visa influenciar na formação ética de cidadãos e tem como público alvo crianças a partir de três anos até adolescentes na fase escolar.

 

O lançamento do projeto foi realizado nesta terça-feira (12), durante solenidade na Escola Municipal Tancredo Neves.

 

Depois de fazer um sobrevoo pela cidade, a aeronave ocupada por quatro tripulantes e o prefeito do município, Valdenir José dos Santos, aterrissou no pátio da escola onde era aguardada por centenas de estudantes.

 

Visivelmente ansiosos, os alunos receberam instruções sobre o funcionamento do helicóptero e equipamentos utilizados tanto no combate à criminalidade como no resgate de vitimas de acidentes e outras ocorrências similares.

 

“Eu só tinha visto ele [helicóptero] de longe (...) ele parecia tão pequeno e aqui no chão é tão grande (sic)”, com os olhos esbugalhados disse o estudante João Vitor de 7 anos.

 

Outro que não escondeu o entusiasmo foi o aluno do 3º ano, Emanuel Felipin Ferreira.

 

“É um pouco assustador chegar assim tão perto do helicóptero, mas quando ele está parado não tem nenhum risco”, disse ‘sem desgrudar’ os olhos da aeronave.

 

“O projeto “Águias do Amanhã” vem para reavivar a esperança dessas crianças. Lembra-las de que elas podem e devem ser pessoas vitoriosas, que elas podem e devem lutar pelos seus sonhos, seja qualquer que sejam. Quando você confia em si próprio e segue o caminho do bem tudo é possível”, enalteceu o Tenente Coronel do Polícia Militar Flávio Ramalho.

 

Ramalho ainda explicou o funcionamento do projeto que prevê, entre outros, a premiação dos estudantes que mais se destacarem nos concursos de redação e desenho.

 

“Dentro do projeto terá um concurso em duas categorias: redação sobre a base do Ciopaer, para os alfabetizados, e um desenho sobre a base do Ciopaer para as crianças não alfabetizadas. O ganhador de cada categoria terá como premiação um voo panorâmico de helicóptero. Os alunos ganhadores serão acompanhados no voo pelos seus respectivos professores”, explica.

 

Os ganhadores devem ser anunciados ao final do projeto com data a ser definida.

 

“É uma iniciativa louvável que vem de encontro com as ações desenvolvidas pela Administração Municipal. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em especial aos integrantes do Centro de Operações Aéreas que gentilmente nos proporcionaram a possibilidade de participar desse projeto maravilhoso”, frisa o prefeito Valdenir.

 

Segundo o secretário de Educação, Leandro Alves, a expectativa é de que em breve o projeto chegue também às instituições de ensino da zona rural do município.

 

“Nesta primeira etapa, até devido a logística, vamos atender todas as escolas da sede, mas já adianto que estou agendando com o coronel [Flávio Ramalho] para visitarmos as escolas dos nossos seis distritos e demais comunidades rurais”, pontua o gestor.

 

Ciopaer, “Força que vem do céu”

Composta por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Judiciária Civil e sediado no Aeroporto Regional “Adolino Bedin”, em Sorriso, o Ciopaer tem por finalidade a redução do tempo de resposta nas ocorrências policiais assim como oferecer mais agilidade nos serviços de resgates e salvamentos.

 

Atualmente a unidade aérea abrange 21 municípios da região norte, compreendidos num raio de 200 quilômetros do angar, sendo eles; Sorriso, Santa Carmem, Itaúba, Colíder, Marcelândia, União do Sul, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tabaporã, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal.

 

 

 

 

 

 

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA