Mato Grosso, Terça, 21 de Maio de 2019
Cidades | conhecimento
Quinta, 14 de Março de 2019
Servidores da saúde de Sorriso participam do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde em Cuiabá
Fotografia:Divulgação

Servidores da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso participam do  XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso. O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), o Encontro contará com a Mostra Estadual para divulgação das ações dos municípios e premiação dos destaques e eleição de novos membros que farão parte do Cosems no biênio 2019-2021. Neste ano  tema do encontro é: “SUS: Transcender os limites para garantia do direito à saúde”, trazendo mostras de banners, palestras e mesas redondas.

 

A programação começou no dia 12 e vai até 14 de março, além dos representantes de Soriso, na ocasião participa também o presidente do Cosems/MT e equipe técnica, membros do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), secretários municipais e Cosems de outros estados. 

 

Na pauta dos debates estão assuntos que norteiam as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), DigiSUS, financiamento do SUS, atenção básica e outros. 

 

A equipe de Sorriso apresenta sete  trabalhos na Mostra, nas áreas da Assistência Farmacêutica, Odontologia, Gestão do SUS, Atenção Básica e na especialidadede de hanseníase. Os projetos apresentados por todos municípios passaram por uma avaliação da banca avaliadora que escolherá 10 trabalhos para serem apresentados na fase nacional.

 

No ano passador a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), de Sorriso, foi um dos finalistas na fase nacional.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

12/03

 

15h – Credenciamento dos Banners

18h – Credenciamento dos participantes

19h30 – Solenidade de Abertura do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso – Talk show (Convidados de honra: Presidente do Conasems Mauro Junqueira e Secretário de Estado de Saúde Gilberto Gomes de Figueiredo. Coordenadora: Presidente do Cosems/MT Silvia Regina Cremonez Sirena.)

21h – Jantar

 

13/03

08h30 – 12h – Mesa Redonda – A Atenção à Saúde coordenada pela Atenção Básica: desafio do equilíbrio das necessidades de saúde, serviços e tecnologias a serem desenvolvidas com experiências exitosas. (Expositores: Valdeni Alexandre Ciconello Neto, Lisete Steffens, Elieth Pereira dos Santos Rodrigues, Julio Alberto Wong Un. Coordenadora: Graça Mendes- Secretária Municipal de Saúde de Arenápolis)

11h – 12h – Debate

12h – 13h30 – Almoço

14h – 18h – Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios

14h – 15h – Mesa Redonda – DigiSUS – incorporação da tecnologia digital no SUS (Expositores: Diogo Demarchi – COSEMS/SC – CONASEMS, NGER/SES/MT Aires Sartori e SEINSF/MS Susi Astolfo.  Coordenadora: Jéssica Rocha- Assessoria Técnica – COSEMS/MT)

15h – 15h15 – Debate

15h15- 15h30 – Coffee Break

15h30 – 16h – Lançamento Publicação Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra- Carteira dos Serviços de Saúde – Itamar M. Bonfim e Prof. Josué Souza Gleriano.

16h – 18h – Mesa Redonda – Financiamento do SUS – cenários e perspectivas (Expositores: Secretário Municipal de Tapurah Marco Antônio Noberto Felipe e Gilberto Gomes de Figueiredo – Secretário de Estado de Saúde. Coordenadora: Assessoria Técnica Cosems/MT Elizabeth Pinto)

 

14/03

08h30 – Assembleia Geral do Cosems/MT com eleição e posse da nova diretoria para o biênio 2019/2021 e encerramento do Encontro.

10h30 – Reunião de Diretoria do Cosems/MT.

12h – 14h – Almoço

08h – 12h – Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios

14h – Reunião de CIB Estadual

 

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS

13 e 14/03

Tenda Paulo Freire – URPICS/Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (mais informações no link http://www.cosemsmt.org.br/cosemsmt-divulga-programacao-das-atividades-simultaneas-no-encontro/)

Exposição de Pôster

Stand de Atendimento do Ministério da Saúde e SES: DIGISUS, Mais Médicos, entre outros.

Fonte:Redação/Assessoria
Autor:Adriano Carneiro
FOTOS DA NOTÍCIA