Mato Grosso, Terça, 01 de Dezembro de 2020
Cidades | 'anjo da guarda'
Quinta, 19 de Novembro de 2020
Funcionário da Rota do Oeste salva vida de bebê que estava engasgado
Fotografia:Divulgação

Tainara Rodrigues Cândido, de 20 anos, passou por minutos de susto na última semana, quando o seu bebê de apenas 14 dias se engasgou com o leite materno. O pequeno João Gael já não respirava quando a mãe e a tia da criança buscaram socorro na base do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) da BR-163/364, localizada na região de Juscimeira, por volta das 21h. O sentimento de alívio só foi possível graças ao Weltton Siqueira (29), operador de Tráfego da Concessionária Rota do Oeste, que salvou a vida do recém-nascido.

 

Tainara conta que mora em Juscimeira, mas estava na casa de sua mãe, no distrito de Santa Elvira, que fica a cerca de 20 km de distância de sua residência. Ela relata que o incidente ocorreu no mesmo dia em que chegou (13.10) e que já estava se preparando para dormir quando tudo aconteceu. “Eu dei mamá para ele, fiz arrotar e deitei ele na cama, do meu lado. Foi tudo muito rápido. Quando percebi, ele já estava roxo”, diz.

 

A mãe do recém-nascido conta que não é a primeira vez que a família presencia uma situação deste tipo. “O neném da minha irmã engasgou com 7 meses de vida. Corremos para o hospital, mas ele não resistiu”, relata. Diante da situação, ela diz que o pânico tomou conta e que a avó da criança sugeriu que levassem o bebê para a base da Concessionária. “Minha mãe já falou ‘corre para a Rota do Oeste’. Foi o primeiro lugar que veio na nossa cabeça”.

 

Siqueira conta que estava jantando, em seu intervalo no trabalho, quando as duas moças chegaram com o bebê. O operador de Tráfego exerce função diferente do socorrista, por isso ele solicitou o apoio médico imediatamente. “Quando eu vi o funcionário, eu gritei ‘salva meu filho!’. Em seguida ele já chamou a ambulância e pegou o neném da minha mão”, diz Tainara.

 

As viaturas de resgate estavam empenhadas em atendimentos clínicos, então ele acionou o Centro de Controle Operacional (CCO) e pediu prioridade no atendimento da ambulância mais próxima. “Elas chegaram desesperadas, pedindo para que salvassem a criança. O neném estava bem roxo, mole e eu vi que ele não estava respirando. Acionei o socorro, mas percebi que algo precisava ser feito naquele momento”, conta o operador.

 

O integrante relata que pegou a criança e começou a dar tapas em suas costas, para que ele desengasgasse, até a chegada da equipe médica.  A mãe da criança diz que conseguiu perceber o momento em que o filho voltou a respirar. “Foi um alívio quando eu vi que ele estava deixando de ficar roxo”, acrescenta Tainara.

 

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, explica que o atendimento aos usuários da BR-163/364 em Mato Grosso é feito de forma humanizada. “Seja integrante nosso ou da BRVida, que é a nossa empresa parceira no serviço de resgate, nós transformamos a técnica em humanização”. Ferreira ressalta que a atitude do operador mostra que a Concessionária tem como foco o usuário, seja na rodovia ou dentro da base.

 

Ele destaca o empenho do integrante no momento da ocorrência. “O Weltton seguiu todos os protocolos, ele não é do resgate, então ele acionou o socorro médico e deu o apoio necessário, salvando a vida do garoto”. O gerente acrescenta ainda que se trata de um integrante com bom histórico. A pesquisa de satisfação do usuário da BR-163/364 mostra que Siqueira teve 22 elogios pelo atendimento prestado entre 2019 e 2020.

 

“Em diversas situações eu procuro auxiliar como posso para que os socorristas não precisem tirar o foco do atendimento. Ajudo buscando equipamentos que precisam, ou a levantar a maca etc. O intuito é ter atenção total em quem está sendo atendido”, diz Siqueira. O pequeno João Gael ainda foi examinado pela equipe da BRVida e não houve necessidade de encaminhamento para uma unidade hospitalar. Depois do susto, ele pôde voltar para casa em segurança.

 

 

 

Fonte:Redação/Assessoria
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