Mato Grosso, Domingo, 24 de Junho de 2018
Saude | prevenção de doenças
Segunda, 12 de Março de 2018
Projeto desenvolvido em Nova Ubiratã é selecionado para representar Estado em evento nacional de Saúde
Fotografia:Divulgação

O Projeto de Atividades em Grupos desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), órgão ligado à secretaria de Saúde de Nova Ubiratã, foi selecionado para representar Mato Grosso no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece em agosto na cidade de Belém no Pará.


O processo de seleção foi realizado entre os dias 6 a 8, deste mês, em Cuiabá, durante o XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O encontro visa dar as ações voltadas a promoção e prevenção de doenças desenvolvidas por meio da Atenção Básica de Saúde.
Ao todo 64 projetos foram inscritos, sendo que destes apenas 10 foram classificados.


Além de Nova Ubiratã, figuram na lista projetos dos municípios de; Sorriso, Apiacás, Cáceres, Carlinda, Cuiabá, Mirasosl D’oeste, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião e Sinop.


Em Nova Ubiratã, a atuação do Nasf tem mudado a vida de centenas de pessoas incluindo crianças e idosos.
Dentre as ações em destaque estão os programas;


*Saúde em Ação - que leva orientações alimentícias, ginástica laboral, aferição de pressão e cálculo de medidas de circunferência abdominal para dentro das empresas, ou seja o local de trabalho dos pacientes.


*Apoio a Gestantes – Com palestras orientativas, hidroterapia e hidrogesntante, acompanhamento nutricional, obstétrico e psicológico para centenas de gestantes.


*Escolha Certa – Uma reeducação alimentar que funciona como uma complementação do acompanhamento nutricional, fisioterapêutico e psicológico levando aos pacientes orientações sobre prevenção de doenças ligadas a obesidade, corretas práticas de exercícios, interpretação de informações contidas em rótulos de alimentos além de realização de oficinas e dinâmicas que incluem a produção de alimentos saudáveis dentre outros.


“São ações extremamente importantes e que influenciam diretamente na qualidade de vida dos moradores. Um exemplo disso é a redução no número de consultas médicas o que demonstra que estamos no caminho certo ao investirmos na prevenção e não somente no tratamento de doenças”, avalia o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.


O gestor também destacou a responsabilidade e o comprometimento dos profissionais ligados à pasta.


“O resultado positivo dessas ações se devem a dedicação do nosso quadro de profissionais e digo isso de forma generalizada. Gostaria de agradecer o empenho desde os servidores da equipe de limpeza e apoio até o nosso competente corpo clínico que, diga-se de passagem, é o melhor dos últimos anos”, finaliza.

Fonte:Redação/Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA