Mato Grosso, Terça, 20 de Novembro de 2018
Saude | merecido reconhecimento
Sexta, 14 de Setembro de 2018
Município de Nova Ubiratã vence etapa estadual do Prêmio CFO de Saúde Bucal
Fotografia:Arquivo (Divulgação)

Com 68 pontos na classificação geral pela categoria de até 50 mil habitantes, o município de Nova Ubiratã conquistou o primeiro lugar da etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.

 

Promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a premiação visa condecorar os municípios brasileiros que mais se destacaram na implantação e efetivação de políticas públicas voltadas à saúde bucal.

 

Já na categoria municípios com até 300 mil habitantes, o primeiro lugar foi conquistado pela cidade vizinha  de Sorriso que alcançou 65 pontos.

 

O resultado final da premiação foi divulgado com base na análise dos membros da Comissão Estadual do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT).

 

Dentre as ações realizadas pela prefeitura de Nova Ubiratã, algumas com apoio do Governo Federal, destacam-se os programas; “Sorriso do Trabalhador” - que promove atendimentos odontológicos fora do horário de expediente - “Brasil Sorridente” - responsável pela confecção e distribuição de próteses dentárias para moradores da sede e comunidades rurais - e o “Saúde na Escola” - que já beneficiou mais de 1.200 estudantes da rede municipal de ensino além da implantação de atendimentos odontológicos em todas as comunidades rurais.

 

Para o secretário municipal de Saúde de Nova Ubiratã, Silvio André Stolfo, a premiação vem como um reconhecimento aos esforços dos profissionais da área, em especial dos cirurgiões-dentistas e de seus respectivos auxiliares.

 

“Em 2015 o município de Nova Ubiratã ficou em 2º lugar a nível estadual. Esse posicionamento serviu como motivação e ao mesmo tempo como um desafio para melhorarmos esse posicionamento. Desde então passamos a elaborar projetos e com isso ampliar nossa área de cobertura. Foram três anos de muito trabalho, mas que valeram a pena. Hoje nós somos considerados os melhores do Estado em nossa categoria”, disse Stolfo sem esconder o entusiasmo.

 

O primeiro lugar a nível estadual rendeu ao município o direito de participar da etapa nacional do Prêmio CFO de Saúde Bucal previsto para este dia 15 de setembro (sábado).

 

A posição também garantiu ao município o repasse de um kit educativo de macro modelos em saúde bucal.

 

“Com esse kit nós vamos poder expandir e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços restados à sociedade de uma forma em geral”, assinala o secretário.

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA