Mato Grosso, Quinta, 13 de Dezembro de 2018
Geral | prevenção de doenças
Terça, 20 de Novembro de 2018
Secretaria municipal de Saúde promove ações de conscientização durante o Novembro Azul
Fotografia:Divulgação

Criado para reforçar a importância da prevenção de doenças e do diagnóstico precoce, o movimento Novembro Azul se tornou um dos principais aliados da saúde do homem.

 

Em Nova Ubiratã, a secretaria municipal de Saúde desenvolveu uma série de ações para facilitar o atendimento além do diagnóstico rápido e preciso para moradores da sede e das comunidades rurais.

 

Dentre os serviços ofertados durante a campanha estão; atendimento em horário diferenciado (das 17h ás 21h), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, solicitação de diferentes tipos de exames, orientações, aferição de pressão, avaliação antropométrica e odontológica.

 

O “Dia D” da campanha acontece nesta quarta-feira (21), á partir das 7h30, ás margens da MT-242 em frente ao armazém Vedana.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo, o objetivo é realizar o maior número possível de moradores e desta forma minimizar os riscos de doenças graves.

 

“Contamos com a adesão de pacientes de todas as faixas etárias. Não podemos deixar de frisar que a prevenção é sempre a melhor escolha, isso porque o diagnóstico precoce de qualquer patologia garante a melhor efetividade do tratamento. Isso inclui o câncer de próstata, doença responsável pela morte de mais de 60 mil brasileiros por ano”, alerta.

 

Previna-se - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. 

 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA