Mato Grosso, Terça, 12 de Dezembro de 2017
Geral | aprendizado pra toda vida
Quarta, 06 de Dezembro de 2017
Formatura do Proerd reúne 55 estudantes em distrito de Nova Ubiratã
Fotografia:Jailson Lopes

Cerca de 55 estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Schmidt, distrito de Piratininga, em Nova Ubiratã, participaram da solenidade de conclusão do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd).

 

Realizado por meio de parceria entre a prefeitura de Nova Ubiratã, por meio da secretaria de Educação, e a Polícia Militar, o programa foi implantado no município em 2006 e desde então já formou 1.900 estudantes.

 

O evento, que reuniu pais, professores, membros do Conselho Tutelar, Polícia Militar e representantes dos poderes Executivo e Legislativo, ainda premiou seis finalistas dos concursos de redação e desenho que teve como tema o aprendizado alcançado por meio do programa.

 

“O Proerd veio pra somar na metodologia de ensino da escola. Como diretora sinto-me honrada em participar deste momento tão importante na vida de vocês”, enfatizou a diretora da instituição de ensino, Adriana Rosa.

 

“Quero ter o prazer daqui 19, ou mais tardar 20 anos, de estar sentado aí na plateia e ver alguns de vocês aqui na mesa de honra, seja como policial, vereador ou até mesmo prefeito. Acredito no potencial de vocês e por isso peço que não desperdicem as oportunidades”, enalteceu o vereador e representante da comunidade, Nilton Luiz Parizzoto (Pinga).

 

Outro que reforçou a importância da parceria foi o prefeito do município, Valdenir José dos Santos. “Gostaria de reiterar os meus votos de estima pela gloriosa Polícia Militar do Estado de mato Grosso, em especial ao meu amigo pessoal, soldado PM e instrutor do Proerd, Ivens de Souza, pela dedicação e o carinho com que tem tratado nossas crianças. Você e sua família tem feito a diferença na vida dos moradores de Piratininga”, disse o gestor ao destacar  o trabalho desenvolvido voluntariamente pelo militar.

 

“A segurança pública é responsabilidade de todos. Se cada um de fizer sua parte teremos uma sociedade ainda melhor”, pontuou o comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Nova Ubiratã, Tenente Cláudio Magno.

 

Parceria de sucesso

Criado em 1992 no Estado do Rio de Janeiro, e hoje presente em 48 países, o Proerd é um dos exemplos mais bem sucedidos de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

 

Sua metodologia, subdividida em 10 lições, abordam temas relacionados a segurança pessoal, maneiras de dizer não à oferta de drogas, uso e abuso de drogas, influência dos meios de comunicação, alternativas para se manterem longe das drogas, pressão dos “amigos”, noções de cidadania, maneiras de lidar com as tensões do dia-a-dia, formas de evitar a violência e claro as consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas.

 

Ministradas por um policial militar, devidamente fardado, as aulas contam com apoio de um professor e acontecem uma vez por semana pelo período de seis meses. Tempo suficiente para disseminar entre os estudantes a importância de uma vida saudável e em perfeita harmonia social e familiar.

 

Durante a solenidade de formatura, os estudantes recebem camisetas do programa e o certificado de conclusão com aproveitamento do curso.

 

Também participaram da solenidade, a vice-prefeita, Eliani de Freitas Romann Ross, e a secretária-adjunta de Educação do município, Elisabete Wurzius.

 

2ª Formatura do ano

Nesta sexta-feira (08) será a vez dos estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves, sede, participaram da solenidade de formatura.

 

O evento realizado com apoio da prefeitura do município, está previsto para ás 15h, na quadra poliesportiva da instituição de ensino.

 

Para ver mais fotos clique AQUI.

 

Fonte:Redação/Assessoria
Autor:Michel Ferreira
FOTOS DA NOTÍCIA