Mato Grosso, Quinta, 13 de Dezembro de 2018
Dicas-e-novidades | SAÚDE E BEM ESTAR
Segunda, 12 de Março de 2018
Musculação traz benefícios para pacientes com doença renal

Levantar pesos pode proporcionar melhoras significativas na saúde de pessoas com problemas nos rins. É o que revela um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra.

 

Os cientistas analisaram 41 pacientes com doença renal crônica não dialítica que realizaram exercícios aeróbicos ou atividades que mesclavam aeróbico com musculação, durante 12 semanas. De acordo com os pesquisadores, Embora as mudanças positivas tenham sido observadas nos que fizeram só aeróbico como esteira, ciclismo e remo--, a adição de exercícios de resistência, como o levantamento de peso, levou a um maior aumento na massa muscular No entanto, eles se sentiram mais dispostos com o programa de treinamento. 

 

Os pacientes fizeram atividade física três vezes por semana, com supervisão, e tiveram aumentos significativos de força, massa muscular e aptidão cardiorrespiratória, o que proporcionou uma melhora na qualidade de vida.

 

Embora as mudanças positivas tenham sido observadas nos que fizeram só aeróbico como esteira, ciclismo e remo--, a adição de exercícios de resistência, como o levantamento de peso, levou a um maior aumento na massa muscular (de 5% para 9%) e força (de 17% para 49%) do que o exercício aeróbico sozinho.

 

"Há uma pesquisa limitada sobre os efeitos do exercício em pacientes com doença renal crônica e uma falta de conhecimento sobre qual tipo de atividade é mais benéfica para esse grupo. Nosso estudo mostra que exercícios aeróbicos e de força são importantes para esses pacientes por manter os músculos fortes e saudáveis ", explica Tom Wilkinson, um dos autores do trabalho científico, publicado no American Journal of Physiology.

Fonte:Redação / UOL
FOTOS DA NOTÍCIA